quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Azeite de oliva aromatizado

Aromatizar azeites e misturá-los com outros óleos é um modo de imprimir seu gosto pessoal à sua comida. Use produtos de qualidade e vidros bem lavados e esterilizados. As ervas devem ser lavadas e estarem completamente secas antes de serem adicionadas ao azeite.



Azeite com alecrim

Modo de preparo:
Pode-se colocar os ramos inteiros no vidro ou macerar as folhas antes. Também, em menor quantidade, pode-se processar o alecrim.
Este azeite é ideal para temperar frango e coelho assados.

Azeite de pimentas vermelhas

Ingredientes:
Pimentas dedo-de-moça maduras
Dentes de alho
Louro
Vinagre
Sal
Azeite de oliva

Modo de preparo:
Coloque as pimentas em um recipiente raso regando-as com o vinagre. Deixe descansar por 12 horas. Escorra as pimentas e seque-as. Descarte o vinagre. Coloque as pimentas em um vidro bem limpo e salpique-as com o sal. Coloque em uma frigideira o azeite, dentes de alho levemente amassados e a folha de louro, leve ao fogo baixo até que os dentes de alho estejam bem dourados. Descarte a folha de louro e os dentes de alho e despeje o azeite fervente sobre as pimentas. Deixe esfriar, tampe o vidro e guarde em local escuro por 7 dias. Depois é só colocar na geladeira e utilizar como molho de pimenta.

Azeitonas verdes com ervas e azeite de oliva

Ingredientes:
1 pimenta dedo-de-moça
1/2 kg de azeitonas verdes
Orégano desidratado
Manjericão desidratado
1 ramo de alecrim
2 xícaras (chá) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos

Modo de preparo:
Lave a pimenta dedo-de-moça, seque, retire o pedúnculo e coloque-a num pote de vidro, com capacidade para 1,5 litro, com tampa. Junte as azeitonas, o orégano, o manjericão, o alecrim. Misture bem. Regue com o azeite de oliva e acrescente os grãos de pimenta.

Azeite Provençal

Esse azeite é tradicionalmente consumido na região da Provence na França e combina muito bem com queijos, pães e legumes. As ervas podem variar conforme o gosto de quem prepara.

Ingredientes:
1 ramo de alecrim seco
1 ramo de tomilho seco
1 ramo de manjerona seca
Casca de laranja

Modo de preparo:
Coloque as ervas e a casca de laranja em um vidro esterilizado Aqueça um pouco de azeite de oliva em fogo baixo, o suficiente para encher o vidro. Não deixe ferver. Coloque o azeite quente no vidro e tampe com uma rolha.

Azeite com Pimenta

Esse azeite fica muito saboroso e picante, podendo ser usado com carnes de aves ou carnes vermelhas.

Ingredientes:
300 ml de azeite de oliva
200 ml de óleo de girassol
4 pimentas malaguetas

Modo de preparo:
Coloque os óleos e as pimentas em uma garrafa esterilizada e completamente seca. Lave as pimentas e seque-as, cuidadosamente, sem retirar os pedúnculos. Acrescente-as à garrafa e deixe por alguns dias, antes de usar .

Azeite com Alho e Alecrim

Esse azeite é imbatível na pizza.

Ingredientes:
1 ramo de alecrim
3 dentes de alho
250 ml de azeite

Modo de preparo:
Arrumar em uma garrafa esterilizada o ramo de alecrim. Em uma panela pequena colocar os dentes de alho e aquecer lentamente. Acrescentar o azeite e desligar o fogo. Despejar o alho com o azeite na garrafa com o alecrim e tampar com rolha.

Azeite com Nozes

O azeite com nozes tem um sabor delicado e muito perfumado , combinando muito bem com saladas.

Ingredientes:
10 nozes sem casca
400 ml de azeite
100 ml de óleo de milho

Modo de preparo:
Colocar as nozes em uma garrafa esterilizada e derramar o azeite e o óleo por cima. Tampar com rolha. Quanto mais aguardar para consumir, melhor ele fica.



Nenhum comentário: